A convocação da convicção

Postado por:
Foto: Mowa Press
Como eu já vinha dizendo, o técnico Luiz Felipe Scolari precisava ter convicção. E teve. Não pode-se cair na armadilha do achismo. Quem está no comando da Seleção, jamais deve ter opinião, tem que ter certeza, comprometimento. É uma responsabilidade enorme, principalmente pelo tempo ser curto, portanto a convicção é a base de tudo. Se deixar levar pela mídia tendenciosa e torcedores que não são responsáveis pela conquista de títulos - a crítica serve para quem vos escreve também, o fiasco será o mesmo que em 2006. 

Agente entende de futebol. É claro que alguns mais e outros menos. Compreendemos sobre as capacidades técnicas e táticas, só que em nenhum momento estivemos expostos, á frente de um trabalho. Ser técnico não se resume a dar um coletivo, é algo de longo prazo para encaixar a equipe. Além disso, necessita vender sua ideia aos jogadores, fazer com que tenham confiança. E mesmo quando tudo dá certo, há o desgaste. 

Precisamos ter calma, não adianta ficar metralhando a filosofia do Felipão. Falta muito equilíbrio por parte da imprensa. Precisamos de mais "Paulos Vinicius Coelhos" na grande mídia. O jornalismo é a relação dos fatos.

De fato, problemas extra-campo queimaram Ramires e Ronaldinho. O primeiro por falta de comunicação após uma lesão e o segundo, além do atraso de aproximadamente 25 minutos em uma apresentação, pelo desempenho pífio com a camisa amarelinha. Atitudes do tipo fazem nos chegar a auto desconvocação de tais jogadores. Para ter o comando sobre o grupo, evitando a bagunça, é fundamental a igualdade no elenco. Não é tempo de erros, estamos a muito pouco tempo de grandes decisões para o nosso futebol.

Enfim, apesar disso tudo, o mundo não acabou não gente. Há vagas em aberto, é claríssimo. Mais pra frente, poderá sair Jádson da equipe para entrar o Ronaldinho, o Kaká. Mesma coisa nas outras posições. Sem desespero, por favor. Estão fazendo tempestade atoa. Se tivéssemos pelo menos 50% da imprensa formada por grandes profissionais, a notícia da não-convocação desse ou aquele seria compreendida, pois repito: O jornalismo é a relação dos fatos. E sendo assim, os torcedores seriam informados com imparcialidade ao invés da tendenciosidade. Quando você se posiciona, é preciso de muita competência para saber fazer uma colocação sem manipular as pessoas. Sem esse papinho de opinião boa. Opinião é igual bunda, meu filho. Por isso acho algo tão desnecessário.  
  

2 comentários:

  1. Se "o jornalismo é a relação dos fatos" o fato é que Ronaldinho Gaúcho está batendo um bolão. Dessa vez ninguém da imprensa (essa sim tendenciosa) pode dizer que ele está tomando pileque nas noitadas de BH, que falta treino, que está desmotivado, que não está numa boa fase no clube, que está desmotivado, que está gordo, que está traçando todas as piranhas do pedaço. Ronaldinho está irretocável, em grande fase no galo prestes a ser campeão estadual e com grandes possibilidades na Libertadores, depois Copa do Brasil e Brasileirão. Essa Comissão Técnica é tão sem noção que perdeu a noção do termo selecionar, qualquer pessoa menos letrada sabe que selecionar significa escolher os melhores de modo que essa "seleção" não tem sentido prático por que não escolheu o melhor jogador brasileiro na atualidade. Depois o nobre colunista não quer que o povo se espante, que parte da imprensa não se surpreenda? Surpreso fico eu com essa que Ronaldinho não foi convocado por causa de um suposto atraso de 25 minutos ou porque perdeu uma penalidade, ou porque não joga bem na seleção. Tudo isso cheira muito mal, aliás tudo que vem da CBF cheira mal, acredito isso sim, que se põe a culpa num jogador ou jogadores para encobrir a falta de organização dessa gente incompetente. Contratam um capacho como técnico que convoca um amontoado de jogadores num dia para jogar no outro e querem resultado positivo, não é preciso nem entender muito de futebol para saber que futebol bem jogado é conjunto, é treino, é ensaio de jogadas, é os jogadores conhecerem-se em campo. Como faz o galo que está dando aulas de futebol para o Brasil e o mundo. Felipão bem que poderia passar uns tempos no CT do galo para um curso de capacitação de técnicos, ele está precisando...

    ResponderExcluir
  2. O alicerce de tudo é a convicção. Como o Felipão mesmo disse: Quem eu tenho certeza está na lista, quem eu não tenho...

    PQ é tão difícil aceitarem e respeitarem a convicção dele? Cansei de ouvir gente ignorante citando o rebaixamento do Palmeiras e outros afirmando que ele é velho e desatualizado. Velho? Vai dizer isso pro técnico do Bayern ou pro Alex Fergunson. Desatualizado? Colocar Hernanes como segundo volante é mesma coisa que fizer isso com o Özill, Iniesta, Götze...E a ausência de Kaká e Ronaldinho é mais uma prova que ele não está desatualizado, já que ambos trabalharam com ele em 2002 e não foram convocados.

    Enfim, o título é simples e claro. Recomendo que leia novamente.

    ResponderExcluir

Top Ad 728x90